
“Formação, Coaching, Mentoring”!!!! Porquê?
Uma das questões com que mais nos deparamos nas empresas é a atitude de: “Formação, Coaching, Mentoring”!!!! porquê?
No mercado actual quem não tiver a atitude de constante formação, actualização de escutar novas realidades, no fundo de um mindset (atitude mental) progressivo, passa a um estado de retrocesso.
Deparamo-nos com muitas pessoas cheias de certezas e poucas dúvidas, que tudo sabem mas que não conseguem passar esse conhecimento, que falam sem nada dizer, que tem dificuldade em se exprimir, que estão num estado de perturbante acomodação.
No entanto quando as escutamos começam a abrir os seus corações a contar a sua história (porque todos nós temos uma história), quando passam essa “barreira”, vemos que a sua atitude muda, transformam-se, dizem o que nunca pensaram, ficam “inteiras”.
Nas conversas preliminares que agendamos antes de iniciar qualquer projecto, com o fim de sabermos quais os objectivos do mesmo, somos não raras vezes confrontados com atitudes como: “bem vamos ver se conseguimos pôr as pessoas a falar”. …
A grande maioria das pessoas vem com um mindset fixa, porque nunca ninguém as quis “empurrar, puxar”, ou sequer “escutar”. “se sempre estivemos assim, e os resultados até são positivos, porquê mudar?”…. Uma atitude mental fixa torna-nos complicados.
Dentro das empresas comunica-se mais com pessoas que vem de fora do que com internas, este é um facto real quotidiano, que quanto a nós se passa porque a maior parte dos gestores e até CEO, se tornam mais patrões e menos lideres, ostentando o poder em vez de se transformarem a si próprios, aos seus trabalhadores e às suas empresas.
Criem-se as empresas como factor de valorização e desenvolvimento das pessoas e vão ver como a motivação das mesmas acontece, surgem novas mentalidades e novos lideres, deixam de ser a questão para fazerem parte da solução.
As organizações existem para servir. O verdadeiro resultado final: Pessoas a servir pessoas / empresas.