Gestão do tempo
Um dos factos que mais escuto: “não tenho tempo para mim”.
Que horror, não tem tempo!!!
É reunião atrás de reunião, mails, telefonemas, e depois ah!!!…… os clientes.
Ter tempo tem, a sua gestão é que é muito deficiente.
Um estudo realizado no Reino Unido em 2018 revela que mais de 72% das reuniões não tem tema e timing definido, o que é assustador.
Numa grande empresa para a qual prestei serviços, o modo de avaliar as pessoas 1ª e 2ª linhas, era a correr nos corredores, de elevador para elevador, de computador portátil no braço, e a expressão utilizada, a qualquer questão: “agora não posso, estou a sair de uma reunião, e já estou atrasado para a próxima, temos de fazer noitada”.
Ao fim da tarde, antes das referidas “noitadas”, questionava-as: “então o resultado das reuniões?”. A resposta não divergia muito de que as mesmas ainda não tinham terminado, algumas pessoas tinham chegado atrasadas (que falta de respeito pelo próprio e pelos outros intervenientes), tinham surgido outros temas, pelo que o principal não tinha ficado decidido.
O dia seguinte começava como tinha terminado o anterior, o plano da sua agenda alterado consecutivamente, a cultura de se resolver o urgente, porque para o importante já não existia tempo, sendo que, tudo o que é importante, caso não se resolva passa a urgente.
O mais assustador é que no fim da primeira vintena do séc.XXI ainda existem muitas empresas em que estes factos são uma realidade (para não falar do setor público).
Questiono um trabalhador sobre como decorre a sua vida social (privada), se tem tempo para pensar, tendo como resposta: “ando sempre a 1000, não tenho tempo para nada, quando chego a casa, muitas vezes já tenho os filhos a dormir, como qualquer coisa, e fico um bocado no tablet….”.
Jeff Bezos afirma: “não contratamos pessoas que não tenham vida própria”.
Daniel Kahneman é da opinião que uma das questões que se deve apresentar às pessoas a contratar: “tempo para si tem”?.
Tim Cook diz “na Apple é fundamental os colaboradores terem tempo para pensar porque o mundo está em constante inovação”.
Um dos items mais importantes na avaliação / motivação de uma pessoa, partindo do princípio que todos gostamos de ser avaliados, é o factor gestão de tempo, porque não interessa às empresas ter umas pessoas sobre dotadas, obedientes, resignados.
O General Collin Powell, explica na sua visão de liderança, que rejeita os “sacanas dedicados” que passam demasiadas horas no escritório sem se darem conta do impacto que isso tem nos seus colaboradores. “Estou a pagar-lhes pela qualidade do seu trabalho e não pelo número de horas que trabalham”
O mapa que se segue tem por fonte o relatório “ working time in 2017 / 2018”, quanto ao numero de horas de trabalho semanais e a produtividade do trabalho (produção hora / custo hora) nos referidos países, fonte pordata (31/01/2020)
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Os números falam por si.