
Precisamos de lideres, são sempre necessários, muito mais em épocas de crise.
Alem de outras características um líder tem de ter humildade, disciplina e dar exemplos.
São as suas palavras ou expressões que mais condicionam as nossas vidas, atitudes que marcam o nosso percurso.
Os lideres só agirão de forma humilde se o forem, e a humildade é uma virtude que mais facilmente “se adquire do que se aprende”.
Só com a humildade se consegue ter o propósito e paixão no que se faz.
Não são a mesma coisa. A paixão é faço o que mais gosto, faço o que amo, ao passo que o propósito é o que posso fazer para contribuir, no que posso e devo ser útil, o que posso dar ao mundo? . A paixão pergunta o que posso receber do mundo?.
Descobrir coisas novas em sítios velhos, estar disposto a fazer jornadas perigosas, difíceis ou únicas, com o principal objectivo de perturbar as coisas. A excelência não advem de fazer o que toda agente faz, mas sim de fazer o que pensamos estar certo e por isso derrubar barreiras.
Para o bom funcionamento de uma qualquer companhia é fundamental convencer as pessoas de todos os níveis hierárquicos a sentirem-se seguras ao mesmo tempo que as encorajamos a estarem disponíveis para discordar. As ideias inovadoras são, quase sempre, consequência de pontos de vista conflituosos que são partilhados e discutidos abertamente. É inútil que as pessoas fiquem nervosas quando discordam, já que a maioria das divergências não são ameaças, pelo contrário, são oportunidades de aprendizagem.
“A concórdia não é uniformidade de opiniões, mas concordância de vontades” São Tomás de Aquino
É preciso ter a disciplina absoluta para não contratar para os níveis de topo da organização pessoas que não sejam certas. Lideram-se pessoas, e o pior passo que se pode dar no caminho bom para óptimo, é colocar pessoas erradas em lugares chave. Deve alargar-se a definição de “pessoas certas”, centrando a atenção mais nas características pessoais e menos em habilitações especializadas.
Quanto mais as empresas reduzem o numero de chefias intermédias, mais precisam que as pessoas se motivem a si próprias.
Todas as empresas são afectadas, todas se têm de reorganizar frequentemente para acompanhar o ritmo incrível das mudanças, as que conseguem prosperam e amanhã saem vencedoras.
“Se não mudares de direcção, terminarás exactamente no sítio de onde partiste”
Como exemplo, tem de se ter a resiliência psicológica como capacidade de responder de forma rápida e construtiva às crises, que é difícil de preservar quando se fica agarrado pelo medo, raiva, confusão ou tendência a atribuir culpas.
“Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se quiser liderar, deve servir”
Infelizmente em muitos casos a falta de verdade numa organização começa por cima. Os lideres honestos cultivam uma cultura de franqueza. Comunicar, comunicar, comunicar, não sonegar nada.
Na base da comunicação temos de ter em atenção que 65% é escutar, 20% falar, 9% ler e 6% escrever. Todas as pessoas gostam e precisam de ser escutadas, as pessoas precisam de mais atenção para aquilo que dizem do que muitas vezes para as suas reivindicações.
Todas as ideias, sugestões, questões, mails, etc, etc,.. tem resposta. Tim Cook, CEO da Apple mantém a tradição de Steve Jobs, mantendo uma conta de email publico, e responde a todos os mails enviados. Este é um “pequeno” pormenor que fazem as grandes empresas e que os lideres devem ter em atenção.
Não nos podemos desfazer do passado, mas podemos e devemos extrair dele lições que possam ser aplicados no futuro….
Um líder que não inventa é um líder que destrói, um líder orienta em vez de mandar, guia em vez de manipular e conduz em vez de controlar
Os períodos desfavoráveis que obrigam a cortes, apenas sobrevivendo os funcionários (ou empresas) mais fortes e imprescindíveis, são inevitáveis e podem ser excelentes, embora pareçam assustadores de momento. A avaliação das pessoas é um item essencial e construtivo das instituições, bem como o seu modo de comunicar as mesmas.
O líder que pede desculpa é o mais corajoso, que perdoa é o mais forte, que esquece é o mais feliz.
O líder tem de pensar naquilo que pode acontecer, em vez de naquilo que está a acontecer. Tem de distribuir responsabilidades de liderança, substituir a hierarquia e a autoridade formal para melhor utilizar a inteligência colectiva, mobilizar toda a gente para gerar soluções, potenciar a diversidade.
As dificuldades ensinam-nos, são ganhos de oportunidade
O líder tem de promover e incentivar a formação e desenvolvimento das pessoas com o propósito de um melhor nível de satisfação dos seus clientes. Não se consegue oferecer serviços de qualidade aos clientes sem pessoas motivadas e treinadas.
Na sociedade pandémica temos de aprender a reaprender. Nada funciona para sempre. Os nossos propósitos nunca mudam, mas os nossos métodos e tácticas devem mudar constantemente. Continuidade e mudança são um contínuo. Se uma organização não mudar, pode estagnar e morrer, perdendo assim a continuidade.
A principal lição para todos os lideres, é de que todos podemos aprender, com os lideres de todos os sectores.
Porque haveria alguém de ser liderado por si?