
Um dos factores fundamentais e que mais prejudicam as empresas, é a falta de motivação dos seus trabalhadores.
A que se deve esse facto, é uma equação que tem de ser escutada, observada e entendida pela sua hierarquia, caso tal não aconteça, a questão agudiza-se e eterniza-se, começando a gerar correntes “contra vapor”, muitas vezes de proporções gigantes.
As pessoas motivadas, trazem inovação e ideias, são a solução e não a questão, procuram soluções em vez de culpados.
A inovação nos negócios só acontece quando significa melhorias para todos. Pode e deve ser algo regular, contínuo e normal. Pode e deve ser um quadro mental que põe todos os funcionários, em todo os tipos de organização, a pensar logo que chegam pela manhã.
“Toda a gente tem de vir trabalhar de manhã sabendo que somos uma empresa que quer crescer. De outra forma o crescimento não resulta. Se não pensar no crescimento todos os dias e o disser todos os dias, não vai acontecer” Joseph de Angelo CEO da HDSupply
Numa pme (210 trabalhadores) na zona centro do país, a passar uma fase menos boa, encontrei muito a “cultura da culpa”, num sector com largo potencial de crescimento, só que as pessoas estavam mais interessadas em responsabilizar do que solucionar e aprender com os erros. O seu CEO, foi substituído, e com novas pessoas na liderança, com uma cultura franca, confiante, sincera e comunicativa, avaliando sempre os seus trabalhadores nos factos negativos e positivos, fomentando as pessoas a tomar decisões, se errarem “estão cobertos”, errando cada vez melhor e não de forma sistemática.
Este novo mindset, teve num curto espaço temporal os seus efeitos positivos, as pessoas, interiorizaram a nova atitude de transparência da empresa, começaram a fazer parte da solução, a empresa retomou o crescimento.
Identificar os resistentes ao crescimento e à mudança, conquistá-los e reorientá-los, é um dever do gestor. Caso isso não resulte os resistentes tem de se ir embora, eles matam o crescimento. Qualquer iniciativa de crescimento enfrenta uma concorrência difícil fora das paredes da empresa. O papel do gestor é identificar de que não existe nenhuma resistência dentro da empresa
O processo de avaliação de pessoas é outro processo de capital importância no desenvolvimento desta empresa, processo extremamente evolutivo, objectivo, bem definido, de fácil compreensão, totalmente transparente. Não quer dizer que o processo deste semestre seja idêntico ao próximo, e as pessoas percebem esse facto. O mercado está em constante mutação e amadurecimento, os objectivos de hoje não serão os de amanhã. Temos é de antecipadamente o comunicar. Todo o sistema de avaliação e recompensa para todas as funções deve ser refrescado a cada dois anos.
“Quantos de Vós sabem o que os vossos Gestores acham do vosso trabalho?”
“Quantos Gestores sabem o que a sua equipa acha do seu trabalho?”
Foi uma questão à qual poucas pessoas responderam com veemência.
Qualquer Gestor deve ter a frontalidade e sinceridade para contratar pessoas não iguais a si, mas melhores.
Daniel Kahneman prémio nobel de economia em 2002, diz; “levantei a questão aos lideres que estavam na sala, de qual o trabalho mais exigente e importante que tinham tido nessa semana. Ao que a maioria das respostas se referiram às reuniões que tinham decorrido. Não perguntei o mais chato, mas sim o mais importante, porque o mais importante, teria sido com certeza o apoio e o modo como tinham estado com as suas equipas”
As pessoas capazes são atraídas pela meritocracia?
Sim, sim, sim, meritocracia mediante a diferenciação (a diferenciação alimenta a meritocracia; o nivelamento a não diferenciação das pessoas alimenta a mediocridade).
A procura da verdade é a essência da liderança, mas há uma realidade que tem de enfrentar. Sem confiança nunca chegará à verdade. As pessoas podem nem sempre querer ouvir a verdade, mas tendem a confiar nas pessoas que a falam, que a exigem e que a revelam.
Cultivem a aprendizagem e desenvolvimento contínuo, autoavaliação, a responsabilidade de desenvolvimento de novos lideres, conheçam as pessoas antes de as contratarem, contratem possíveis lideres e não apenas especialistas de departamentos ou académicos
É a criar confiança, e encorajando o debate autêntico, para que as pessoas saibam que não existe só uma voz na empresa a controlar as conversas / opinião
Por favor lembrem-se sempre:
O negócio é um desporto de Equipa; não se resume aos indivíduos
As quatro palavras mais importantes em gestão, são….O que pensa disto?